top of page
autorefrator.jpg

AUTOREFRATOR

 

É um equipamento utilizado para identificar o erro de refração de forma automática(computadorizada) do paciente. Com ele obtemos o grau próximo rapidamente, acelerando o processo da refração

TONOMETRIA

Realiza a medição da pressão intraocular, principalmente em pacientes com glaucoma ou suspeita desta doença.​Pode ser feito com auxílio de aparelhos com sistema de aplanação ou de sopro. No primeiro caso o tonômetro é aproximado até encostar no olho (anestesiado com colírio) e a tensão do aparelho é regulada para efetuar as medições. No segundo método, sem contato, a medição é realizada com ajuda de um sopro de ar.

1483383488 (1).jpg

TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA

Esse teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso. Embora não seja substituto do exame de Curva Tensional Diária, o valor máximo da pressão intraocular obtido durante as medidas seriadas está correlacionado a medida máxima da pressão intraocular obtida durante uma curva tensional diária. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado especialmente para verificar se existe a possibilidade de estar havendo pressão intraocular elevada durante o dia, o que justificaria mudança na conduta terapêutica do paciente.
Orientações ao paciente no momento do agendamento:

O paciente não pode ser portador de insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou hipertensão arterial sistêmica descontrolada.

O paciente deverá estar em jejum de 3 horas para alimentos sólidos e líquidos.

Após a primeira medida da pressão intraocular, o paciente deverá ingerir 1 litro de água mineral dentro do intervalo de 5 minutos.

Serão feitas novas medidas da pressão intraocular no intervalo de 15, 30 e 45 minutos após a ingestão da água.

campo.jpg

CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA

(Humphrey)

Função

O exame identifica e quantifica anormalidades no campo visual, decorrentes, na maioria das vezes, de doenças na retina, neurológicas ou glaucoma. O  possui Centro da Visão possui campímetros com múltiplas estratégias de teste. Entre elas, estratégias convencionais, chamadas Full Threshold, e as mais atuais como SITA e Blue/Yellow .

Indicação

A campimetria computadoriza é utilizada para acompanhar pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e os que passaram por plástica ocular.

Orientações

O paciente deve estar descansado. Caso o paciente faça uso de óculos ou lentes de contato, deverá levá-los no dia da análise, acompanhado de receita. Se fizer uso de pilocarpina, o médico deve ser avisado para avaliar se é possível suspender três dias antes do exame.

Duração

Cerca de 30 minutos.

TOPOGRAFIA / CERATOSCOPIA

Função

A Topografia de Córnea permite verificar a curvatura da córnea, fazendo o mapeamento topográfico por meio de projeções de anéis luminosos. As informações obtidas ficam gravadas e podem ser comparadas com exames anteriores e posteriores, possibilitando analisar o efeito de uma cirurgia ou a evolução de um problema ocular.

Indicação

O exame é utilizado para o monitoramento e diagnóstico de doenças da córnea. Entre elas, o ceratocone, degenerações e distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia). A Topografia também é indicada para adaptação de lente de contato, principalmente, as do tipo rígido.

Orientações

O uso de lentes de contato deve ser suspenso cinco dias antes do exame

 Duração

Cerca de 15 minutos

th.jpg

RETINOGRAFIA

Função

O exame revela a estrutura do fundo do olho (retina, nervo óptico, mácula e vasos), captando imagens de alta resolução.

Indicação

A Retinografia é indicada para o monitoramento de patologias vítreorretinianas, glaucoma e degenerações no nervo óptico.

Orientações

É necessário estar acompanhado por um adulto, pois o exame exige a dilatação da pupila.

Duração

Cerca de 20 minutos, com tempo médio de espera de 1 hora e meia.

th (1).jpg

ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA

Conhecido também por

Retinografia Fluorescente ou Retinografia com contraste.

Função

Utilizando tecnologia digital, a Angiofluoresceinografia fotografa o fundo do olho para mapear o fluxo dos vasos da retina.

Indicação

O exame é recomendado para pessoas com retinopatia diabética, deformações na retina proporcionadas por pressão arterial elevada, tumores oculares, trombose e para quem sofre de DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

Orientações

Como o exame exige injeção de contraste e dilatação da pupila, é necessário estar acompanhado por um adulto. Lentes de contato não devem ser utilizadas no dia do procedimento.

Duração

O exame dura cerca de 20 minutos, mas há um tempo de espera de aproximadamente 1 hora e meia.

biometro1.jpg

BIOMETRIA ÓPTICA NIDEK (AL SCAN)

Função

A Biometria Óptica Nidek é utilizada para medir o comprimento axial do olho e de suas estruturas internas. O objetivo é o cálculo preciso das lentes intraoculares, implantadas principalmente em procedimentos para correção de catarata.

Indicação

O exame é direcionado para pacientes que realizarão cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa com grau elevado de miopia ou hipermetropia.

Orientações

O uso de lentes de contato deve ser suspenso cinco dias antes do exame.

Duração

Cerca de 15 minutos.

oct3.jpg

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA(OCT) DE SEGMENTO POSTERIOR

Função

A OCT (Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Posterior) tem a função de analisar detalhes anatômicos da retina e do nervo óptico, como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.

Orientações

Obrigatória a presença de acompanhante, pois há dilatação da pupila do paciente.

Duração

Aproximadamente 20 minutos.

PAQUIMETRIA  ÓPTICA

Função

 o exame calcula e avalia a espessura da córnea.

Indicação

A Paquimetria  é indicada para doenças que podem degenerar a espessura da córnea. As mais comuns são edema de córnea, ceratocone e glaucoma. Também é recomendada antes de cirurgia refrativa.

Orientações

O uso da lente de contato deve ser suspenso cinco dias antes do exame.

Duração

Cerca de 10 minutos.

usg1.jpg
LA_capa-300x217.jpg

ULTRASSONOGRAFIA OCULAR

Função

A ultrassonografia avalia as estruturas internas do globo ocular.

Indicação

Diagnosticar doenças, como descolamento de retina, hemorragias, luxação de cristalino, lesões inflamatórias, sendo indispensável na definição de tumores intraoculares.

FOTOCOAGULAÇÃO A LASER

O que é

É um exame indicado em casos de doenças que atingem os vasos sanguíneos dos olhos, situação comum entre os diabéticos. Também indicado em casos de degeneração periférica ou roturas na retina predisponentes ao descolamento de retina.

Como o exame é realizado

O paciente recebe um colírio anestésico para iniciar o procedimento de cauterização de danos na retina.

PREPARO PARA EXAME

- Chegar com 40 minutos de antecedência;

- Trazer resultado do exame anterior de angiofluoresceinografia e demais exames de oftalmologia;

- Vir com acompanhante.

Resultado: não tem resultado, este é um procedimento para tratamento de danos na retina.

slide30-pic1.jpg

CAPSULOTOMIA/ IRIDOTOMIA (YAG LASER)

Exame realizado com laser Nd: YAG laser, indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata. Em alguns casos a cirurgia de catarata pode evoluir para uma opacidade em uma região do olho chamada de cápsula posterior, na qual a lente intraocular está apoiada. Essa opacidade evolui com piora na visão após a cirurgia, chamada por alguns como de segunda catarata, pois a visão volta a ficar turva. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão.

Como o exame é realizado:

É utilizada uma lente especial em contato com a córnea. É feito de maneira ambulatorial, exceto em crianças, em que é necessária a anestesia geral.

GONIOSCOPIA

A gonioscopia é o exame padrão de referência para avaliar o ângulo – onde está localizado o sistema de drenagem do olho. Este exame requer a colocação do paciente na lâmpada de fenda (uma máquina simples com um sistema de iluminação e visualização).

th (2).jpg

MAPEAMENTO DE RETINA

O mapeamento da retina é um exame ocular que serve para investigar detalhadamente a retina, parte do olho responsável pela formação das imagens. Com o exame, é possível analisar a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.

Para que serve o exame?

O mapeamento de retina pode auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de diversos problemas e doenças, como: má formações oculares, inflamações, problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos, retinopatia diabética, hipertensão arterial, glaucoma, descolamento de retina, e até tumores.

Nesse sentido, trata-se de um exame preventivo, que deve fazer parte da sua avaliação oftalmológica.

Como é realizado?

Antes de realizar o mapeamento de retina o paciente tem a pupila dilatada para facilitar uma melhor análise do olho. Com o auxílio de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto binocular, e uma lente convergente de grande aumento, o médico irá avaliar todo o sistema interno ocular.

A forte luz projetada no olho é segura, de modo que não existem contraindicações para a realização do exame. Até pacientes com algum grau de opacidade no olho podem se beneficiar do exame de mapeamento de retina.

Quanto tempo dura a dilatação da pupila?

O efeito da dilatação da pupila pode durar entre quatro a seis horas, podendo variar de acordo com o tipo de colírio usado, a concentração do medicamento, ou mesmo da suscetibilidade de cada indivíduo à substância.

bottom of page